Não é mais nenhuma novidade que a transformação digital se tornou mais que necessária para as empresas, é uma jornada sem volta.
Algumas empresas têm claro conhecimento da sua jornada e sabem exatamente onde estão neste momento. Outras empresas, já iniciaram alguma iniciativa digital, implementaram alguma solução, como um ERP ou CRM, mas não conhecem a sua jornada. E existem as empresas, que sentem a necessidade ou o desejo da transformação digital, mas ainda não sabem por onde começar.
Sabemos que não existe um roteiro para a transformação digital pronto, que serve igualmente para todas as empresas, todas as empresas são únicas, com suas particularidades nos seus produtos e serviços, nos seus diferenciais de mercado, na sua relação com os clientes e colaboradores, na sua forma de vender, de produzir, de executar. Estes diferenciais devem ser considerados e mantidos com a transformação digital. A transformação digital é um facilitador para que as empresas possam transformar os seus diferenciais em valores para serem percebidos pelos seus clientes, melhorando a experiencia dos seus clientes em relação a sua marca.
A transformação digital não é algo simples, é complexo, demanda recursos, tempo, investimento e sabemos que em maior ou menor grau os recursos são limitados. Por isto, a necessidade de um planejamento, de criar uma jornada própria, aquela que é inerente ao seu negócio, ao seu momento, aos seus recursos.
Primeiro passo, é analisar, conhecer bem a empresa, seus diferenciais mais importantes e relevantes para os seus clientes, conhecer como a operação das áreas da empresa impacta na experiencia do cliente.
Com este conhecimento sobre a empresa, o próximo passo é mapear a jornada, que vai levar a sua empresa a uma transformação digital de sucesso.
O caminho é longo e haverá tropeços, mas saber o que se busca nesta jornada é fundamental para não se perder.
Wania Basso
CEO da Amber