Sistema de Gerenciamento de Serviços de Campo

A digitalização vem tomando conta e atenção em todas as áreas e indústrias. 

 

Todos os dias vemos algo novo, entenda-se algo novo em si e algo que uma empresa adotou com parte dos seus processos. Gostaria de me ater a este ponto, que é quando uma empresa toda a decisão de adotar uma tecnologia moderna como parte do seu processo.

 

A adoção em si já abre uma enorme oportunidade para a revisão do(s) processo(s) envolvido(s), onde se pode atualizar os passos seguidos e buscar uma melhoria e/ou melhor encaixe com a tecnologia que será adotada.

 

Por outro lado, a adoção ad tecnologia traz sempre muito ganhos à uma operação. No caso de um Sistema de Gerenciamento de Serviços de Campo, os ganhos são absurdos. Vou mencionar sobre alguns deles:

 

  1. i) melhor alocação do melhor técnico em campo: o sistema, com base em dados em tempo real, escolhe a melhor alocação do melhor técnico para atender a determinado chamado, em função do local onde ele está, tempo de deslocamento, tipo de incidente a resolver, equipamento disponível por exemplo;
  2.  
  3. ii) menor custo para atendimento: o sistema pode calcular o menor esforço e menor custo para o atendimento, fazendo com que o provedor de serviços possa ter uma melhor margem para a negociação com uma empresa terceira que porventura preste este serviço ou mesmo possa planejar uma otimização dos seus custos nesta operação;

iii) melhor interação entre o pessoal de campo e escritório: com o sistema sendo único para estes dois lados da operação, fica muito mais fácil de se gerenciar as atividades e planejar as tarefas do dia;

 

  1. iv) previsibilidade para com o cliente: este ponto passa a ser cada dia mais importante, sendo que um horário e dia agendados com o cliente devem ser atendidos, sem falhas. E o cliente pode acompanhar o deslocamento do técnico, facilitando inclusive temas relacionados à segurança;
  2.  
  3. v) fechamento dos incidentes: com o uso de um sistema, os tipos de fechamentos de incidentes podem ser padronizados, facilitando atividades de planejamento.

São inúmeras as vantagens com a adoção de um Sistema de Gerenciamento de Serviços de Campo, e com o uso do sistema no dia a dia, melhorias podem ser introduzidas a fim de se busca uma otimização ainda maior em função do uso.

 

Importante também mencionar que a adoção de uma ferramenta em nuvem facilita muito o uso pelos usuários do sistema, de forma rápida e menor custo.

 

Por último, vale destacar o papel de uma consultoria especializada, que possa executar o papel de conselheiro técnico (trust advisor), traçando os principais passos para a adoção de uma tecnologia, preparando o pessoal para o uso correto das funções e dando suporte para eventuais correções e melhorias. 

 

Conte sempre com a Amber para ser este braço tecnológico na sua jornada de adoção de um Sistema de Gerenciamento de Serviços de Campo.

 

José Renato Correa

 

Gerente de vendas da Amber

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